SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
Educação Infantil

O que é?

O QUE É? A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. É a única que está vinculada a uma idade própria: atende crianças de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola. Essa etapa de ensino é obrigatório a partir dos 4 anos de idade e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (LDB, art.29). Na rede Municipal de Ensino de Conceição do Canindé essa etapa educacional é ofertada em 6 escolas, porem por falta de estrutura física adequada o município atende alunos de 2 a 5 anos (alunos de 2 anos foram introduzido em 2019) No ano letivo de 2019 o município atende:

Etapas para a realização deste serviço

Matricula Inicial, Frequência escolar, Acompanhamento de Aprendizagem.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Durante o ano letivo.

Requisitos

O único critério estabelecido pela Secretaria Municipal de educação é de que a criança tenha a idade estabelecida pela Resolução CNE/CEB Nº 5/2009 art. 5º , § 2º, : `e Obrigatória a matricula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos de idade até 31 de março do ano em que ocorre a matricula. O qual é divulgado claramente no Edital de Matricula de cada ano letivo.

Formas de Atendimento

A Educação Infantil no Município de Conceição do Canindé, Estado do Piauí é ofertado da seguinte forma: Na sede no Centro de Educação Infantil Nomeriano José de Carvalho, onde são atendidas crianças de 2 a 5 anos de idade. No campo: em 5 escolas, onde funcionam Educação Infantil e Ensino Fundamental ( 1º ao 5º ano)e são atendidas crianças de 3 a 5 anos de idade.

Regularidade da Oferta

A Educação Infantil no Município de Conceição do Canindé, Estado do Piauí é ofertada em 6 escolas das quais 5 são escolas do campo e uma na sede. Essa oferta segue regras estabelecidas pela LDB.

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos

No ato de matricula são exigidos os seguintes documentos: certidão de nascimento, cartão Bolsa Família, Documentos pessoais dos pais, Comprovante de residência em nome do pai ou da mãe, Laudo médico da criança, caso necessite de atendimento especial (nutrição, medicação contínua, etc.) e outros exigido pelo Edital de Matricula.

Formas de Prestação de Serviços

A educação Infantil do Município de Conceição do Canindé é pautada no desenvolvimento infantil exige a indissociabilidade do educar e do cuidar no atendimento às crianças. Para isso é realizado formação continuada para os professores, como acompanhamento continuo de coordenadores pedagógicos, como também a garantia de uma alimentação que contempla um cardápio adequado e um espaço possível de realização diária de atividades educacionais.

Informações de Acesso

Secretaria Municipal de Educação, em todas as instituições de Ensino da rede Municipal e Conselho Municipal de educação.

Metodologia Utilizada

A metodologia utilizada na Educação Infantil de Conceição do Canindé contempla a exploração do lúdico (brincadeiras, cantigas de rodas, faz de contas, momento da leitura) buscando contribuir na construção da identidade de cada criança. A metodologia utilizada é planejada de acordo com o nível de cada etapa com a orientação da coordenação pedagógica.

Locais de prestação do serviço

Centro de Educação Infantil Nomeriano Jose de Carvalho – 1 –S , S/N - Centro ( sede)

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Imediato.

Padrão de qualidade esperada

Centro de Educação Infantil Nomeriano Jose de Carvalho – 1 –S , S/N - Centro ( sede)

agendamento

Sem agendamentos.

Entidade/Órgão Responsável

Secretaria Municipal de Educação

Endereço: Av. transversal, n 225, centro
Setor Responsável: Flávia Cristina
Horário de Atendimento: 7:30 H as 11:30 / 14:00 as 17:00

Avaliar Serviço