SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
Manutençao do Ensino Fundamental-Anos Iniciais-Setor Alfabetizaçao

O que é?

O QUE É? O Ensino Fundamental – Anos Iniciais é a continuidade da Educação Infantil, e tem como finalidade atender aos interesses e necessidades das crianças que são peculiares nesta faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades. Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental traz mudanças no que se refere a rotina escolar e, apesar de algumas diferenças, tem-se por compromisso, desde a Educação Infantil realizar ações que visem a formação global do aluno. Nessa perspectiva O município de Conceição do Canindé oferta essa modalidade de ensino em 6 escolas, atendendo alunos na faixa etária de 6 a 11 anos. As Escolas da rede municipal atende: 1º Ano = 47 alunos 2º Ano = 72 alunos 3º Ano = 98 alunos 4º Ano = 101 alunos 5º Ano = 79 alunos

Etapas para a realização deste serviço

Efetivação de matricula, controle da assiduidade do aluno, avaliação periódica da aprendizagem e promoção para os que obterem habilidades necessárias para ingressar nos anos seguintes.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Durante o ano letivo.

Requisitos

O único critério estabelecido pela Secretaria Municipal de educação é de que a criança tenha a idade estabelecida pela Resolução CNE/CEB Nº 5/2009 art. 5º , § 2º O qual é divulgado claramente no Edital de Matricula de cada ano letivo.

Formas de Atendimento

Ao alunos matriculados no Ensino Fundamental – anos iniciais são atendidos nas 6 escolas da rede municipal de Ensino.

Regularidade da Oferta

O Ensino Fundamental – anos iniciais no Município de Conceição do Canindé, Estado do Piauí é ofertada em 6 escolas das quais 5 são escolas do campo e uma na sede. Essa oferta segue regras estabelecidas pela LDB, garantindo 200 dias letivos, somando uma carga horária de 800 horas.

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos

No ato de matricula são exigidos os seguintes documentos: certidão de nascimento, cartão Bolsa Família, Documentos pessoais dos pais, Comprovante de residência em nome do pai ou da mãe, Laudo médico da criança, caso necessite de atendimento especial (nutrição, medicação contínua, etc.) e outros exigido pelo Edital de Matricula.

Formas de Prestação de Serviços

As escolas que ofertam Ensino Fundamental funcionam no turno matutino de 7h as 11:20h, no vespertino de 13h as 17:20h. As turmas de reforço escolar e de correção de fluxo funcionam no contra turno.

Informações de Acesso

Secretaria Municipal de Educação, em todas as instituições de Ensino da Rede Municipal e Conselho Municipal de Educação.

Metodologia Utilizada

A metodologia utilizada contempla o Plano de Ação da Secretaria Municipal de Educação e é desenvolvida de acordo com a necessidade de cada turma. Professor/ coordenador realizam planejamento mensal considerando as premissas do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Locais de prestação do serviço

Unidade Escolar Narciso Almeida –Avenida Transversal, Nº 335- Centro (sede) Unidade Escolar Dom Edilberto – Localidade Povoação (Zona Rural) Unidade Escolar Eunice Carvalho Cavalcante – localidade Belo Horizonte (Zona Rural) Unidade Escolar José Rosendo Filho – localidade Canto Cercado (Zona Rural) Unidade Escolar Heitor Cavalcante – Povoado Santo Antônio (Zona Rural) Unidade Escolar Hipólito Severo de Carvalho – Localidade Pau Ferro Grande (Zona Rural)

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Imediato (não existe fila de espera)

Padrão de qualidade esperada

Ofertar uma educação de excelência

agendamento

Sem agendamentos.

Entidade/Órgão Responsável

Secretaria Municipal de Educação

Endereço: Av. transversal, n 225, centro
Setor Responsável: Flávia Cristina
Horário de Atendimento: 7:30 H as 11:30 / 14:00 as 17:00

Avaliar Serviço